AutoCAD: Lisp (rotinas no autocad)

As “lisp” são rotinas que pudemos criar no autocad, básicamente estas mesmas routinas servem para programarmos o autocad para executar determinadas funções de forma facilitada e rápida.

Por exemplo, hoje no módulo de AutoCAD o formador Rui Martins mostrou-me um exemplo de uma lisp. A função dessa rotina era através de um comando (que neste caso era o LINESUM, mas poderia ser outro, visto que dá para alterarmos esse comando) ser possível somar o comprimento das linhas todas, por exemplo, suponha que criou uma planta de uma casa e queria saber o perímetro da mesma, normalmente o que teria que fazer seria criar transformar essas linhas em polilinhas ou medir uma a uma e depois fazer o somatório, mas com esta rotina, executando o comando que foi atribuído, bastava só executar esse mesmo comando e seleccionar linha a linha o que queríamos medir, obtendo assim o perimetro da planta toda ou até mesmo de uma só divisão, poupando assim tempo e conseguindo obter essa informação de forma fácil e rápida.

Podes criar essas rotinas, caso tenhas conhecimentos de programação e saibas de que forma funciona a programação da lisp, que a meu ver, quem tenha conhecimentos a nível de programação, não é nada do outro mundo e consegue-se criar umas rotinas simples muito facilmente, usando o bloco de notas ou o notepad++ e guardando o ficheiro com a extensão .lsp (sendo o segundo a meu ver, dos melhores programas para quem programa nas variadas linguagens de programação).

Ou então pode fazer o download de exemplos de rotinas e posteriormente adaptá-las ao que pretende.

Depois de criar essas rotinas ou de ter feito o download de alguma rotina que pretenda usar, o comando que serve para carregar essa mesma rotina no autocad chama-se APPLOAD, depois de executar esse comando, aparece uma janela para procurar a nossa rotina e é só escolher e clicar em load. Depois disso, basta só executar o comando dessa mesma rotina e voilá ;)

Deixo aqui alguns sites onde podem fazer download de algumas rotinas já criadas:

http://www.cadblocos.arq.br/lisp.html

http://www.cadcorner.ca/lisp.php

http://www.caddigest.com/subjects/autocad/tutorials/autolisp.htm

http://www.jtbworld.com/lisp.htm

Para quem quiser fazer o download do NotePad++ – http://notepad-plus-plus.org/download

About these ads
Esta entrada foi publicada em Autocad, CAD - Comandos e Potencialidades, Software de Desenho com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s